A história europeia se tornou a estória brasileira: pela coragem de caminharmos com nossas próprias pernas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v4i1.119

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Silviano Santiago, Antonio Candido, Descolonialidade, Sul global

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma leitura comparatista entre as reflexões de Silviano Santiago e Antonio Candido a partir de uma perspectiva teórica descolonial à luz da ideia de “formação da literatura brasileira” através do Arcadismo, do Romantismo e dos seus desdobramentos. Para isso, utilizaremos uma metodologia eminentemente bibliográfica respaldada na descolonialidade e, em específico, no conceito de “pensamento próprio”, com base nas discussões de Walter Mignolo, Facundo Giuliano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh e Edgar Cézar Nolasco a fim de delimitar pontos de contato e diferenciais entre Santiago e Candido no engaste do debate Sul-Sul ensejado. Intenta-se, portanto, problematizar e discutir os modus operandi críticos deslindados pelos referidos intelectuais brasileiros a fim de comprovar que, mesmo bem intencionados, não conseguiram dar conta de desobedecerem ou mesmo se desprenderem das imposições ocidentais europeias hospedadas e reproduzidas à exaustão nestes trópicos verde-amarelos entrecortados pela subserviência reprodutória enquanto Sul global em detrimento às metrópoles centralizadas.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Alves de Medeiros, UFMS/INSTED

Doutorando em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Um Brasil do pretérito imperfeito: perspectiva outra a partir de Silviano Santiago pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Estudos de Linguagens (PPGEL) com a dissertação intitulada Entre homo-bios-grafias e escrevivências de Silviano Santiago: exercícios de crítica biográfica fronteiriça pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) certificado pelo CNPq e Presidente da Comissão Organizadora do periódico CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Literatura Comparada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Pesquisador Associado e Coordenador de Projetos Especiais do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Coordenador do Evento Internacional Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços: Cultura, Arte, Literatura e Educação. Em 2020.2 atuou como Professor Visitante Voluntário de Graduação no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (INSTED). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Crítica Biográfica Fronteiriça e Estudos Descoloniais e Fronteiriços. Contato: [email protected].

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

E.C. NOLASCO é professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços. É membro efetivo do CONSELHO DELIBERATIVO da ABRALIC- gestão 2023-2024.

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Publicado

2025-10-22

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Seção

Artigos