Upgrade - novas habilidades, novas oportunidades: aula prática que se transformou em projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.62559/recam.v4i1.139Palavras-chave:
Computadores, Projeto de Extensão, Aula prática, Impacto Social, MulheresResumo
Diante da crescente dependência da tecnologia no cotidiano, torna-se essencial que as pessoas saibam lidar com questões relacionadas à montagem, manutenção e solução de problemas técnicos em computadores. Embora o acesso ao conteúdo teórico seja mais amplo, a ausência de experiências práticas pode gerar insegurança e dificultar o desenvolvimento dessas habilidades. Nesse contexto, este trabalho apresenta a transformação de uma aula prática do curso de Licenciatura em Computação do IFMS – Campus Jardim, em um projeto de extensão voltado à capacitação da comunidade local, oferecendo conhecimentos básicos de forma prática, acessível e gratuita. A primeira turma foi composta exclusivamente por mulheres em situação de vulnerabilidade social, indicadas pelo CRAS do município de Jardim/MS. As aulas, com ênfase prática, abordaram hardware, software e redes, além do uso de ferramentas básicas, estimulando a autonomia das participantes. Para os estudantes da graduação, a experiência como monitores proporcionou o exercício da prática docente. Já, para as participantes, representou uma formação inicial com potencial para despertar o interesse na área tecnológica. A experiência demonstrou a maestria transformadora que a prática docente e execução de projetos de extensão podem ter na renovação social, o que motivou a realização de novas edições do projeto.