Educação especial na perspectiva da educação inclusiva e internacionalização: estratégias e impactos
DOI:
https://doi.org/10.62559/recam.v4i1.140Palavras-chave:
Educação especial; Internacionalização; Legislação; Colaboração internacional; Mobilidade Acadêmica.Resumo
A educação especial na perspectiva da educação inclusiva — entendida como prática que busca inserir pessoas com deficiência em ambientes educacionais regulares, mediante a garantia da igualdade de oportunidades, respeito e suporte adequado — se relaciona com a internacionalização ao estabelecer praxes e políticas que promovem a inclusão. Com a finalidade de tecer panorama acerca dessa inter-relação, este artigo tem o objetivo de realizar mapeamento relativo às publicações científicas que tratam sobre a temática e levam em conta a colaboração internacional e os programas de mobilidade acadêmica como estratégias para ampliação das oportunidades de correspondência e compartilhamento de experiências entre países. Para tanto, foram considerados trabalhos publicados entre os anos de 2000 e 2025 que estão disponíveis no banco de dados de código aberto Lens — plataforma que agrega dados de fontes primárias como Orcid, Crossref, PubMed, Microsoft Academic, OpenAlex, entre outros. Desse modo, o estudo — que possui viés quali-quantitativo — recorreu às prerrogativas da pesquisa bibliométrica. Os resultados apontaram que há expressiva lacuna no que tange à publicação de estudos científicos que abordam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva associada à internacionalização, o que revela um hiato que pode ser percebido como força motriz para a realização de futuras investigações sobre o tema.