Educação especial na perspectiva da educação inclusiva e internacionalização: estratégias e impactos

Autores

  • Thaiane Firmino da Silva UFMS

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v4i1.140

Palavras-chave:

Educação especial; Internacionalização; Legislação; Colaboração internacional; Mobilidade Acadêmica.

Resumo

A educação especial na perspectiva da educação inclusiva — entendida como prática que busca inserir pessoas com deficiência em ambientes educacionais regulares, mediante a garantia da igualdade de oportunidades, respeito e suporte adequado —  se relaciona com a internacionalização ao estabelecer praxes e políticas que promovem a inclusão. Com a finalidade de tecer panorama acerca dessa inter-relação, este artigo tem o objetivo de realizar mapeamento relativo às publicações científicas que tratam sobre a temática e levam em conta a colaboração internacional e os programas de mobilidade acadêmica como estratégias para ampliação das oportunidades de correspondência e compartilhamento de experiências entre países. Para tanto, foram considerados trabalhos publicados entre os anos de 2000 e 2025 que estão disponíveis no banco de dados de código aberto Lens — plataforma que agrega dados de fontes primárias como Orcid, Crossref, PubMed, Microsoft Academic, OpenAlex, entre outros. Desse modo, o estudo — que possui viés quali-quantitativo — recorreu às prerrogativas da pesquisa bibliométrica. Os resultados apontaram que há expressiva lacuna no que tange à publicação de estudos científicos que abordam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva associada à internacionalização, o que revela um hiato que pode ser percebido como força motriz para a realização de futuras investigações sobre o tema.

Biografia do Autor

Thaiane Firmino da Silva, UFMS

 Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Turismo Sustentável pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE); Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC); Aperfeiçoamento em Bem-estar no Contexto Escolar pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC). E-mail: [email protected] 

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Publicado

2025-10-22

Edição

Seção

Artigos