A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA
DOI:
https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.27Palavras-chave:
TEA, INCLUSÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAResumo
A presente proposta é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGEDUC/UNEB, dentro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH), e discute o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na perspectiva da Inclusão e Contação de História. A pesquisa de natureza qualitativa propõe o método pesquisa-ação, na qual o pesquisador intervém no processo de inclusão de uma criança com TEA por via da Contação de História. A pesquisa contou com a seguinte questão problema: De qual forma a CH pode contribuir na inclusão pedagógica da criança com TEA? Para responder essa problemática, a pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender o processo de inclusão das crianças com TEA. E através de objetivos específicos: discutir as teorias que tratam sobre TEA e Contação de História; Investigar como as crianças com TEA interagem nas sessões de CH; E, estudar o processo de inclusão da criança com TEA na sala de aula. Reunindo literaturas sobre essas temáticas, será possível verificar como a contação de histórias contribui no processo de inclusão dessas crianças. Nesse sentido, acabam sofrendo preconceitos, que nada contribuem no processo de aprendizagem. Como docente, é imprescindível buscar mudanças em práticas que afetem as crianças.