DESAFIOS PARA O LETRAMENTO DIGITAL:
tecnologias digitais, educação e inclusão
DOI:
https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.31Palavras-chave:
Letramento digital, Alfaletramento, Educação inclusiva, Tecnologias digitais, Tecnologias AssistivasResumo
O letramento digital corresponde a compreensão e aplicação das habilidades desenvolvidas em torno do meio digital. Letrar-se digitalmente é um desafio na sociedade da informação e pós-moderna diante das desigualdades socioeconômicas e diversidade cultural que a define. Para Echalar e Peixoto (2017), no bojo da sociedade da informação e da cultura digital há que se considerar, sempre, a condição apriorística das questões socioeconômicas. No aspecto educacional, o letramento digital se mantém desafiador: múltiplas realidades, com recursos limitados e variações socioeconômicas. Rezende (2016) destaca que a busca por praticidade cotidiana trouxe novas demandas e ofertas tecnológicas na sociedade. Estas características sociais da contemporaneidade devem compor a totalidade do percurso de letramento digital no âmbito educacional. A educação evidenciada por Severino (2006) retrata que a formação do cidadão é para a sociedade em todos os seus aspectos, que por sua vez, deve se compor também pelo digital. Formar cidadãos para o futuro requer o pensar e agir associado ao tecnológico. O professor deve se apropriar dos saberes contemporâneos a fim de propiciar essa formação a todos os educandos. A utilização de recursos materiais e metodológicos expande as possibilidades de performance educacional e torna possível o letramento digital dos estudantes.