O USO DA TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.36

Palavras-chave:

Tecnologias, aplicativos, educação, finanças, infantil

Resumo

Com o crescente acesso que o público infantil e infanto-juvenil a produtos e serviços na atualidade, não somente em meios físicos, mas principalmente por meio dos estímulos de consumo através das mídias digitais, a conscientização e educação financeira são assuntos que fazem cada vez mais parte do dia-a-dia das crianças, sendo assunto de muita relevância para a sua formação como indivíduo. Com isso, após alguns estudos e pesquisas realizadas, o presente artigo tem como objetivo discutir o desenvolvimento de um aplicativo mobile que visa orientar as crianças a melhor gerenciarem suas finanças, com a participação efetiva de seus pais ou responsáveis. O trabalho versa sobre os principais atributos que são necessários para o desenvolvimento do aplicativo que se pretende construir ao longo do curso, e também aborda as principais tecnologias que foram utilizadas nesse primeiro momento para a construção do protótipo ao longo dos semestres letivos, assim como o início da construção do projeto. Por fim, o artigo busca apresentar uma sequência de informações quanto à criação de uma aplicação seguindo metodologias ativas, paradigma de Programação Orientada à Objetos e utilização de testes, durante o desenvolvimento do código, tudo para o melhor desenvolvimento do projeto e aprendizado dos discentes.

Biografia do Autor

Lennon Martins, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Lennon Martins da Silva, com 28 anos, é graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e também é formado em Relações Internacionais com MBA em Gestão de Compras. Com um ano de experiência em desenvolvimento web através de estágio, ele demonstra uma profunda paixão pela tecnologia e uma busca constante pelo aprimoramento. Seu background em Relações Internacionais contribui para suas habilidades excepcionais de comunicação e colaboração, e com sua curiosidade insaciável, Lennon aspira a construir uma carreira de sucesso na área de TI.

Flávio Augusto Florentin Pires Pereira, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Flávio Augusto Florentin Pires Pereira, nascido em 15/08/2002 no Brasil em Campo Grande-MS. Quando criança gostava de mexer com números, logo em sua adolescência decidiu que seria engenheiro elétrico. Assim que concluiu o Ensino médio, iníciou no curso de engenharia elétrica, mas viu que essa era uma área da qual não se agradava. Então surgiu a oportunidade de entrar para a área de desenvolvimento de software, onde em 2022 deu início ao curso de analise e desenvolvimento de sistema na faculdade Insted(Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano). Atualmente é Desenvolvedor de Software.

Juliana Alegre Cândido Escobar, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Juliana Alegre Cândido Escobar, uma mulher de 40 anos, casada e mãe dedicada, possui mais de uma década de experiência como Técnica em Faturamento Médico. Natural de Campo Grande-MS, ela está atualmente matriculada no curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na prestigiosa Universidade INSTED, onde iniciou seus estudos em 2022.

Maria Eduarda Quideroli Santa Ana, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Maria Eduarda Quideroli Sant’ana nasceu em 17 de fevereiro de 1995 em Araçatuba, uma cidade do interior do estado de São Paulo. Quando criança, tinha o sonho de se tornar uma médica veterinária por conta da sua grande paixão por animais domésticos, contudo, percebeu que o seu amor por esses animais poderia ser demonstrado de outra maneira.
Na adolescência, sua mãe a matriculou em um curso de informática, onde adquiriu grande interesse em designer.
Em 2011, ingressou num projeto de estágio, onde daria mentoria e monitoramento para jovens e crianças num laboratório de informática de uma escola pública, auxiliando também professores e coordenadores a aplicarem suas aulas utilizando o recurso de computadores.
Maria Eduarda inicia o curso de Engenharia Civil em 2013, que futuramente trancaria e, anos depois, já em Campo Grande - MS, retornaria novamente. Mas vendo que não se identificava com a área, tranca de novo.
É quando, em 2022, ela ingressa no curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, curso aplicado no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano-Insted, onde, por meio de um processo seletivo, conseguiu uma vaga de estágio em uma empresa de tecnologia como analista Júnior, sendo efetivada, onde desempenha atualmente a função de analista de um projeto de sistema para o estado.

Matheus Kreulich Jara, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Matheus Kreulich Jara é um jovem brasileiro , casado e nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Desde a infância, ele nutre um profundo interesse pela tecnologia. Em 2022, deu início ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade INSTED.

Ana Claudia De Oliveira Pedro Andrêo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1993) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). Atualmente é professora titular da Faculdade Insted. Tem experiência na área de Ciência da Computação, tanto administrativa quanto acadêmica, com ênfase em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, Redes Neurais, Lógica nebulosa, Arquitetura e Organização de Computadores e Estatística. Também atua na área de Medicina e Administração, ministrando aulas e fornecendo assessoria nos conteúdos de informática e Bioestatística.

Edilene  Aparecida Veneruchi de Campos, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sistemas, educação a distância e informática na educação. Além das atividades acadêmicas, é funcionária pública federal da empresa DATAPREV, atualmente cedida para o Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, onde ocupa o cargo de analista de TI na Coordenação de Ciência de Dados.

João Carlos Domingos, INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR

Formado em Administração de Empresas pelo CESUP -Centro de Ensino Superior de Campo Grande em 1995 e especialista em redes de computadores pela UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal em 2004. Atua há 27 anos no mercado de tecnologia da informação, especificamente em infraestrutura e segurança de redes de computadores. Com experiência em implementação, manutenção e coordenação em ambientes corporativos multiplataforma. Atualmente exercendo funções de gerenciamento de equipes.

Downloads

Publicado

2023-12-05