KOALA:

implementação tecnológica de cibersegurança de um projeto webapp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.41

Palavras-chave:

Cibersegurança, Sistema online, Cibersegurança de sites, Confiabilidade, integridade, disponibilidade, servidores, Programação

Resumo

O sistema KOALA visa o uso interativo de metodologias ágeis, tendo como principal elemento o Kanban, por ser interativo e de fácil manuseio, oferecendo aos usuários a disponibilidade de uso, com o acesso à internet. Nesse sistema, a implementação da cibersegurança é importante, pois sua falta pode ocasionar falhas inesperadas ao serviço, brechas na segurança da transmissão de informações, impedindo o comportamento adequado da plataforma, atrapalhando na confiabilidade, integridade e disponibilidade. Esta obra foi elaborada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O objetivo deste artigo é de refletir sobre os possíveis usos de implementação da cibersegurança, com o intuito de melhorar a segurança e minimizar as vulnerabilidades, propondo uma visão ampla referente à tecnologia de segurança e as demais estratégias, logo, ajudando o leitor a conhecer algumas estratégias de segurança. A metodologia foi elaborada transversalmente com pesquisas na base de dados científica oficial do Google Acadêmico, buscando por bibliografias e demais artigos, fazendo o uso da leitura objetiva aos temas referentes ao uso de tecnologias de segurança, gêneros de ataques, proteção e vulnerabilidades. Os resultados demonstram que as implementações fizeram com que os códigos melhorassem a blindagem do sistema, impedindo ataques.

Biografia do Autor

Thales Tayson do Nascimento Vargas, Insted

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade INSTED (2023). Atualmente é servidor público no Hospital Regional de Mato Grosso Do Sul, lotado na Gerência de Tecnologia da Informação, exercendo funções de suporte em sistemas e analista de sistema. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Manutenção De Computadores, Automatização de Processos, Análise de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: dashboards (Painéis de Indicadores), relatórios personalizados e análise de sistema.

Lucas Almeida Tiburtino da Silva, INSTED

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS pela Faculdade INSTED (2023). Atualmente dedicado à sua formação de bacharel em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiências com desenvolvimento WEB e mobile, entusiasta de Inteligência Artificial e de cibersegurança para o desenvolvimento backend.

Matheus Fernandes de Figueiredo , INSTED

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS pela Faculdade INSTED (2023). Possuí experiência com desenvolvimento WEB e mobile

Ana Cláudia de Oliveira Pedro Andrêo, INSTED

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1993) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). Atualmente é professora titular da Faculdade Insted. Tem experiência na área de Ciência da Computação, tanto administrativa quanto acadêmica, com ênfase em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, Redes Neurais, Lógica nebulosa, Arquitetura e Organização de Computadores e Estatística. Também atua na área de Medicina e Administração, ministrando aulas e fornecendo assessoria nos conteúdos de informática e Bioestatística.

Edilene Aparecida Veneruchi de Campos, INSTED

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sistemas, educação a distância e informática na educação. Além das atividades acadêmicas, é funcionária pública federal da empresa DATAPREV, atualmente cedida para o Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, onde ocupa o cargo de analista de TI na Coordenação de Ciência de Dados.

João Carlos Domingos, INSTED

Formado em Administração de Empresas pelo CESUP -Centro de Ensino Superior de Campo Grande em 1995 e especialista em redes de computadores pela UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal em 2004. Atua há 27 anos no mercado de tecnologia da informação, especificamente em infraestrutura e segurança de redes de computadores. Com experiência em implementação, manutenção e coordenação em ambientes corporativos multiplataforma. Atualmente exercendo funções de gerenciamento de equipes.

Downloads

Publicado

2023-12-05