JUSTIÇA RESTAURATIVA ESCOLAR:

alavanca para a promoção e a resolução pacífica de conflitos no âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.47

Palavras-chave:

criança/e ou adolescente. Justiça Restaurativa. Resolução pacífica

Resumo

RESUMO: Atualmente crianças e adolescentes, lidam com conflitos, na maioria dos casos, não sabem resolvê-los pacificamente. Tais situações podem levá-los a cometer infrações, cujas consequências podem mudar suas vidas. O presente artigo objetiva fazer abordagem acerca da prestabilidade da Justiça Restaurativa como alavanca para a promoção e a resolução pacífica de conflitos no âmbito escolar. Buscando soluções esse modelo pode auxiliar e contribuir para que, essa criança ou adolescente, esteja atento a suas ações e promova mudanças positivas e significativas em sua atitude, mudando completamente seu comportamento e convívio em meio a sociedade. Instituto inovador, a Justiça Restaurativa se apresenta como possível alternativa na solução de desavenças no âmbito escolar, tendo como robusta ferramenta, o diálogo estruturado e mediado entre partes envolvidas no conflito, cujo escopo é promover a escuta ativa e a comunicação construtiva com busca de soluções conjuntas. Nessa conjunção de forças, toda sociedade é envolvida juntamente com os facilitadores com objetivo de solucionar o conflito através dos círculos de paz com as partes envolvidas. O objetivo maior é promover empatia e compreensão do ato praticado por todas as partes, promovendo uma resolução pacífica, envolvendo a criança e/ou adolescente e sua família em um ambiente restaurado.

Biografia do Autor

Cristiane Maluf Rodrigues Correia, INSTED

Cristiane Maluf Rodrigues Correia, Professora Orientadora Especialista em Direito Civil e Processo Civil; Direito Médico e da Saúde; Mestranda em direito; professora e coordenadora adjunta do curso de Direito da Faculdade INSTED - INSTITUTO SUL MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR. [email protected] ORCID 0009-0001-9147-7300

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Publicado

2023-12-05