ANALISANDO A FRAGILIDADE DE CÓDIGOS CIFRADOS POR CRIPTOANÁLISE:

estudo de caso com o código de César

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.48

Palavras-chave:

Cibersegurança, Análise, Criptoanálise, Código de César, Cifra de César, Descriptografia, Criptografia

Resumo

A criptoanálise, a arte de descobrir mensagens em textos cifrados, amplamente utilizada em cibersegurança. Portanto, o estudo da quebra de cifra simples é importante para o desenvolvimento pedagógico. O não-estudo da quebra de cifras poderá causar brechas de segurança e falta de proteção, facilitando no acesso indevido das informações. Esta obra foi elaborada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na graduação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O objetivo deste artigo é alertar sobre os possíveis riscos do uso de cifras simples, auxiliar o leitor a entender sobre as estratégias atuais que dificultam a descriptografia e propor o desenvolvimento de um algoritmo básico capaz de realizar o processo de criptoanálise desvendando de forma parcial ou completa um texto cifrado. A metodologia foi elaborada com pesquisas na base de dados científicos oficial do Google Acadêmico, buscando por bibliografias e demais artigos, fazendo o uso de leitura objetiva aos temas referentes a criptografia e descriptografia de cifras simples, estudo do código de César, análise de digramas e trigramas cifrados. Os resultados apontam que é possível descriptografar um texto de cifra simples no código de César, revelando a fragilidade que o uso do código de César poderá trazer na atualidade.

Biografia do Autor

Lucas Almeida Tiburtino da Silva, INSTED

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS pela Faculdade INSTED (2023). Atualmente dedicado à sua formação de bacharel em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiências com desenvolvimento WEB e mobile, entusiasta de Inteligência Artificial e de cibersegurança para o desenvolvimento backend.

Ederson Roberto da Costa, INSTED

Possui graduação em Redes de Computadores pelo Centro Universitário UNAES, Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estácio, Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES). Possui Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES, Possui Pós-Graduação pelo Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (Uniderp). Possui Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Graduando em Ciência de Dados pela UFMS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, e Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sistemas, educação a distância e informática na educação. Além das atividades acadêmicas, é docente no Senac Hub Academy nos cursos da Fábrica de Software e Redes de Computadores Cisco.

Gabriela Espinoza de Souza, INSTED

Técnica em Informática para internet (2019) Atualmente é aluna da Faculdade INSTED no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS. Atua na área de desenvolvimento de sistemas WEB, trabalhando com FRONTEND, BACKEND e Banco de Dados, operando principalmente como desenvolvedora FULLSTACK. E buscando sempre se aprimorar no desenvolvimento de sistemas.

Bárbara Marcheti Fiorin, INSTED

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) na Faculdade Insted. Trabalho a um ano e meio com programação. Tenho bastante interesse e paixão por essa área. Eu iniciei com Vue.js e depois com React.js. No momento tenho utilizado React.js, Tailwind, TypeScript e Next.js, algumas libs são Headless UI, react-router-dom e outras. Eu já utilizei material ui e também styled-components em outro projeto. No trabalho desenvolvo projetos como Holerite, Carreiras e site. Todos em foco na usabilidade, utilidade e desejabilidade do usuário e responsividade. Estou sempre estudando e procurando melhorar.

Downloads

Publicado

2023-12-05