A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

Autores

  • Daniela Fernanda Viduani Sopran Gil Faculdade Insted
  • Laura de Almeida Santos Faculdade Insted
  • Bruna Fernanda da Silva Vieira Faculdade Insted

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i03.53

Palavras-chave:

educação socioemocional, currículo, habilidades e competências

Resumo

A educação socioemocional é o processo de desenvolvimento e práticas das habilidades de autorregulação emocional de atitudes de cuidado ao outro, mas sobretudo a si mesmo. Este trabalho buscou discutir a relevância da educação socioemocional e do processo de desenvolvimento de habilidades, com objetivo de desenvolver e praticar a autorregulação emocional, estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis e praticar atitudes de cuidado a si e ao outro. A importância de um processo educativo que amplie o repertório emocional e se ocupe de desenvolver a autorregulação a partir do desenvolvimento das funções executivas, está relacionado diretamente com a capacidade de lidar com as próprias emoções e compreender as emoções como expressão humana, universal e inata. Quando as crianças desenvolvem desde cedo a compreensão de suas emoções, se tornam capazes de lidar melhor com o gerenciamento do estresse, melhoram a capacidade de resolver problemas e conflitos, e são mais propensas a ter relacionamentos saudáveis. Esse processo de desenvolvimento humano desde a primeira infância também está relacionado diretamente ao desempenho acadêmico e cognitivo. E, na vida adulta, esse processo impacta na busca pelo sucesso pessoal e profissional, fortalecimento da resiliência e da empatia, relações interpessoais mais saudáveis e saúde mental. A discussão acerca da formação dos professores é importante nesse processo e neste trabalho buscamos autores e estudos que demonstram essa importância. Fornecer um ambiente seguro emocionalmente e acolhedor para o desenvolvimento socioemocional dos futuros professores e das futuras professoras, das crianças e dos estudantes, é outro fator de sucesso nessa perspectiva. Intervenções efetivas realizadas pelos docentes, favorecendo um currículo que aponte nessa direção, com práticas planejadas e com intencionalidade educativa contribuirá com o fomento de uma sociedade mais segura e saudável que consiga lidar com as adversidades e demandas emocionais que impactam diretamente na vida pessoal e profissional.

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Publicado

2023-12-05