QUEM GANHA, QUEM PERDE?
Os benefícios cognitivos e socioculturais da educação bilíngue de elite
DOI:
https://doi.org/10.62559/recam.v1i4.57Palavras-chave:
Educação Bilíngue de Elite, Cognição, SocioculturaResumo
No Brasil, o número de escolas que oferecem Educação Bilíngue de Elite tem crescido significativamente ao longo dos anos. Tendo isso em vista, é de suma importância que os professores e coordenadores, bem como as famílias, compreendam as implicações desta abordagem de ensino. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo geral discutir os benefícios da Educação Bilíngue de Elite, enfatizando os benefícios cognitivos e socioculturais que essa proporciona. Para atingir referido objetivo, foi necessário, primeiro, definir a Educação Bilíngue de Elite e, em seguida, destacar as implicações no âmbito cognitivo e sociocultural. No que tange à metodologia, para tal, foi realizada uma investigação de cunho bibliográfico. Como resultado, verificamos que a Educação Bilíngue de Elite induz transformações cognitivas, principalmente no que diz respeito às funções executivas. Além disso, foi possível encontrar fundamentos sólidos que apoiam os benefícios socioculturais deste tipo de educação. Sob esse cenário, de acordo com a literatura analisada, é razoável concluir que a Educação Bilíngue de Elite traz benefícios tanto em termos do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, bem como de integração sociocultural.