BILINGUISMO E NEUROCIÊNCIA

A educação aliada a uma vida mais saudável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i4.59

Palavras-chave:

Bilíngue, Monolíngue, Neurociência

Resumo

A Educação Bilíngue de Prestígio é um assunto em pauta em instituições de ensino que apresenta diversas polêmicas. Seus benefícios, relacionados tanto a aspectos cognitivos quanto à saúde dos indivíduos, ainda estão em estudo por médicos e profissionais da educação, tanto em aspectos relacionados à neurociência quanto em aspectos que remetem à pedagogia. Ainda assim, porém, também é afirmado por pessoas que a desconhecem que tal abordagem possa trazer aspectos negativos quanto à aprendizagem de crianças e adolescentes. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as vantagens e a importância do uso do ensino bilíngue a curto e a longo prazo, assim como o processo evolutivo de crianças bilíngues, o desenvolvimento cognitivo e neurociência associados ao bilinguismo. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando artigos e projetos de pesquisa que analisem o desenvolvimento cognitivo de indivíduos inseridos no ensino bilíngue. No que tange à metodologia, esta pesquisa se apresenta de natureza qualitativa e de cunho exploratório. A partir da pesquisa realizada, mostrou-se o quão importante é a implementação da educação bilíngue nas instituições de ensino como um todo, apresentando as evoluções do desenvolvimento de crianças bilíngues, quando comparadas a crianças monolíngues. Por fim, constatou-se que a educação bilíngue é mais vantajosa do que a educação tradicional no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo e neurociência, além da neuroplasticidade.

Biografia do Autor

Camila Ustulin de Lourenço, Faculdade Insted

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue na Faculdade Insted. Estudante de Pedagogia em UNOESTE. Bacharela em Química pela UFMS.

Eliana Maria Marciano Monteiro, Faculdade Insted

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue na Faculdade Insted. Bacharela e Licenciada em Letras. Tradutora e Intérprete pela UNIP – SP.

Luã Armando de Oliveira Silva, Faculdade Insted

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – FAALC/UFMS. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Insted. Coordenador da Especialização em Educação Bilíngue na Faculdade Insted.

Downloads

Publicado

2024-03-08