MATEMÁTICA E TRANSLINGUAGEM

Discussões sobre o uso da translinguagem em uma aula de matemática imersiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i4.61

Palavras-chave:

Escola bilíngue imersiva, Translinguagem, Matemática

Resumo

No que tange à educação bilíngue no Brasil, há um movimento relativamente novo, percebemos a implantação de escolas bilingues que se propõem a trazer uma educação de elite para os seus alunos. No que diz respeito a isso, traremos uma breve explicação sobre o fenômeno de escolas bilíngues no país, as características e os princípios da translinguagem no ensino bilíngue, além do ensino de matemática no Brasil de acordo com os documentos oficiais da BNCC. Essa base teórica surgirá como ponto de partida para a discussão sobre a interação do ensino de matemática em um segundo idioma e a língua materna, pois, em seguida, falaremos sobre o ensino de matemática imersivo, abordando o desafio da resolução de problemas em uma segunda língua dentro de sala de aula. Em adição, exploramos as ideias a respeito das práticas de translinguagem no ensino de matemática para a resolução de uma problemática comum neste contexto, o uso da interpretação para resolução de problemas. Contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de um aprendizado de qualidade e um ambiente seguro, onde é possível analisar e avaliar informações para então criar suas soluções e traçar suas próprias conclusões.

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduando em licenciatura em matemática – UFMS.

Luã Armando de Oliveira Silva, Faculdade Insted

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – FAALC/UFMS. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Insted. Coordenador da Especialização em Educação Bilíngue na Faculdade Insted.

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Publicado

2024-03-08