AVENTURAS GAMIFICADAS

Aulas bilíngues como territórios de exploração e aprendizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v1i4.63

Palavras-chave:

Gamificação, Educação Bilíngue, Competências socioemocionais

Resumo

Este artigo propõe uma análise abrangente sobre o papel da gamificação no contexto da educação bilíngue de prestígio, por meio da revisão bibliográfica de autores que discutem sobre o assunto, tais como Megale (2018; 2019), García (2009) e De Mello (2010), além de diversos outros pesquisadores que estudam sobre o conceito de gamificação, seus elementos e suas contribuições na busca de maior engajamento dos estudantes em sala de aula como, por exemplo, Kapp (2012), Martins e Giraffa (2015), Leffa (2020) e Prazeres e Oliveira (2019).  Ademais, esta pesquisa também considera a importância da gamificação no desenvolvimento de competências socioemocionais que ocupam um papel relevante na educação do século XXI, conforme salienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Débora Martinez Ribeiro, Faculdade Insted

Professora de Língua Inglesa em programas de Educação Bilíngue. Graduada em Letras pela UNESPAR. Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa. Pós-Graduanda em Educação Bilíngue pela INSTED.

Luã Armando de Oliveira Silva, Faculdade Insted

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – FAALC/UFMS. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Insted. Coordenador da Especialização em Educação Bilíngue na Faculdade Insted.

Downloads

Publicado

2024-03-08