Intervenção psicossocial por meio de oficina em dinâmica de grupo em âmbito escolar
Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.62559/recam.v3i2.89Palavras-chave:
1º Intervenção Psicossocial, 2º Oficinas em Dinâmica de Grupo, 3º Psicologia EscolarResumo
O presente estudo relata a experiência de uma intervenção psicossocial com um grupo de alunos matriculados no ensino de jovens e adultos (EJA) de uma escola municipal da cidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, sendo desenvolvida por acadêmicos do curso de psicologia, como parte prática da disciplina denominada estágio básico I, supervisionado por docente da instituição de ensino superior. Para a realização da referida intervenção foi utilizada a metodologia “oficina em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial”, por ser uma técnica que se adapta a diversas áreas como saúde, educação, política social, promovendo reflexão e elaboração de um tema central que o grupo pretende trabalhar, envolvendo as dimensões do pensar, sentir e agir. Ao final percebeu-se que a intervenção psicossocial possibilitou que os alunos refletissem sobre seus projetos de vida, os sentimentos relacionados a esses e pudessem pensar estratégias para alcançá-los. Os acadêmicos de psicologia puderam vivenciar todas as etapas de uma intervenção psicossocial, promovendo ampliação de suas habilidades acadêmicas e contribuindo para um impacto social relevante.