Pandemia do Covid-19 e obrigatoriedade da vacinação: análise constitucional nas relações de trabalho

Autores

  • Jackeline Almeida Dorval Cândia
  • Juliana Pasolini da Silva Pastorin

DOI:

https://doi.org/10.62559/redir.v1i1.70

Palavras-chave:

Pandemia, Vacinação, Obrigatoriedade, Constitucionalidade, Direito coletivo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a obrigatoriedade da vacinação e suas implicações no âmbito das relações de trabalho, com especial enfoque nos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988 e todo o arcabouço legal e doutrinário considerado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento das ADI’s nº. 6586 e nº. 6587, e ARE nº. 1267879. Sustenta-se em uma pesquisa qualitativa bibliográfica (doutrinas, artigos e legislação) e ainda na análise das razões adotadas pelo Supremo Tribunal Federal, haja visto que, em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19, o ordenamento jurídico brasileiro foi sobremaneira acrescido de inúmeros regramentos na tentativa de prever e regular medidas para a promoção e preservação da saúde pública, a exemplo da Lei nº 13.979/2020, de 06.02.2020, que logo no seu artigo 3º, inciso III, alínea “d”, fez autorizar “a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas”. Para sua realização buscou-se como referência autores que promovem a possibilidade de interlocução, dentre eles, Bandeira de Melo (2005); Pontes de Miranda (2000) e Afonso da Silva (2020). Conclui-se que o impacto da pandemia nas relações de trabalho, portanto, ganhou proporções quase que catastróficas, exigindo também do Poder Público a criação de meios legais para tentar garantir a manutenção de renda e emprego.

Biografia do Autor

Jackeline Almeida Dorval Cândia

Graduada na Universidade Católica Dom Bosco, especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto LFG – Luiz Flávio Gomes.

Juliana Pasolini da Silva Pastorin

Graduada na Universidade Anhanguera, especialista em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Almeida Dorval Cândia, J., & Pasolini da Silva Pastorin, J. (2024). Pandemia do Covid-19 e obrigatoriedade da vacinação: análise constitucional nas relações de trabalho. Revista Insted De Direito - REDIR, 1(1). https://doi.org/10.62559/redir.v1i1.70

Edição

Seção

Artigos