Participação feminina ou protagonismo feminino: igualdade de representatividade política

Autores

  • Ulisses da Silva Rocha

DOI:

https://doi.org/10.62559/redir.v1i1.78

Palavras-chave:

Mulheres, Participação, Protagonismo, Igualdade e Política

Resumo

De maneira geral, há diferença na visão sobre a participação das mulheres no cenário político nacional ou sobre o protagonismo que a mulher exerce nos diversos segmentos sociais. A ideia da representação feminina refere-se as atividades de votar e ser votada, da ocupação de cargos públicos com poder de decisão em assuntos relacionados às ações de governo, e não pode se limitar apenas ao terreno da disputa eleitoral. No presente artigo, trataremos da representatividade política, apontando que a busca pela igualdade de representatividade, cristalizada em diversos instrumentos das mais diversas instâncias do poder, tem se mostrado necessária, porém, frágil e passível de fraude para superar os atuais obstáculos que dificultam o acesso das mulheres aos espaços de poder. O trabalho está estruturado metodologicamente através do levantamento bibliográfico, por meio de consulta a doutrinas e artigos relacionados ao tema, buscas nas bases de dados virtuais na área do direito, e também na consulta a jurisprudência nos sítios dos Tribunais Superiores. Autores (as) como Tania Machado Morin (2013), Uadi Lammêgo Bulos (2015), Caroline Ayres Mayer (2018) e Thiago Cortez Costa (2008) serviram para subsidiar as interlocuções. O presente artigo apresenta desafios que precisam ser superados para que as mulheres possam de fato tomar assento em condições de igualdade junto aos homens para a articulação das mudanças e na transformação da posição que elas ocupam.

Biografia do Autor

Ulisses da Silva Rocha

Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), MBA Executivo em Direito Público pela Escola de Direito Rio da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RIO) e pós-graduando em Direito Eleitoral pela Faculdade Insted.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

da Silva Rocha, U. (2024). Participação feminina ou protagonismo feminino: igualdade de representatividade política. Revista Insted De Direito - REDIR, 1(1). https://doi.org/10.62559/redir.v1i1.78

Edição

Seção

Artigos