O Geoplano como material manipulativo para o ensino de geometria

Autores

  • Thiago Cosin UNESP FC

DOI:

https://doi.org/10.62559/recam.v4i1.129

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Geoplano, Materiais Manipulativos

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso do Geoplano como recurso pedagógico no ensino da Geometria. A atividade foi realizada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – anos finais – em uma escola particular da cidade de Americana (SP), com o objetivo de tornar o aprendizado mais significativo por meio de materiais manipulativos. A prática envolveu a construção de figuras geométricas no Geoplano, possibilitando a exploração de conceitos como área, perímetro, ângulos e simetria. A coleta de dados ocorreu por meio de registros escritos, observações diretas e roda de conversa com os estudantes, que relataram percepções positivas sobre o uso do material. Os resultados indicaram maior engajamento, motivação e compreensão dos conceitos geométricos, corroborando estudos que defendem o potencial dos jogos e materiais manipulativos na aprendizagem. Conclui-se que o Geoplano representa uma ferramenta didática potente para favorecer a aprendizagem significativa, estimular a cooperação entre os estudantes e contribuir para práticas inovadoras no ensino de Matemática.

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Publicado

2025-10-22

Edição

Seção

Artigos